Novembro-41.jpg

Adelly, artista e produtora

Olá! Sou Adelly Costantini. Professora, artista e produtora de artes cênicas.

Me formei na Escola Nacional de Circo no Rio e na Scuola di Cirko Vertigo na Itália.  Complementei meus saberes com cursos de dança, teatro, performance, produção cultural, lutas marciais, palhaçaria e yoga, no Rio de Janeiro, Itália, França e Argentina. Dessa forma,  me considero uma profissional de múltiplas facetas, o que me ajuda a criar metodologias híbridas tanto de aulas, quanto de criação de espetáculos. Trabalhei em diversas companhias de circo, nacionais e internacionais, até que resolvi criar meus próprios projetos e fundar sua empresa (homônima) produtora de espetáculos. (O fato de eu ter minha própria produtora e meus espetáculos nunca impediu que eu continuasse interagindo e integrando outras companhias.

Atualmente, possuo dois espetáculos de circo em circulação: "Onde eu guardo um sonho", seu primeiro solo, de acrobacia aérea para crianças, e "mão - translação da casa pela paisagem", espetáculo do coletivo mão, feito para o espaço publico.

Também dirigi, na pandemia, o espetáculo 'Coisa de Anjo, contemplado pelo prêmio de dança Funarte e Acessibilidade (vídeo disponível no Youtube da Funarte) e integro o elenco do espetáculo infantil 'Comparsas do riso', dirigido por Claudio Baltar.

Outros trabalhos:

-Participei da criaçao de 'In Vitro” da cia francesa Archaos(2009-2011),  dirigido por Raquel Rach e Guy Carrara.

-Fui diretora artística do núcleo de circo de três espetáculos da cia Teatro de Tábuas Campinas: Opereta de Amor (2012), Brasil Futebol Clube (2013) e Sonhos (2014).

-Fui contemplada pelo Fomento cultural do Municipio Rio de Janeiro, com a montagem de  'Lua Gigante', no mesmo ano, espetáculo para sala e rua, infantil, dirigido por João Ferreira.

-Em 2015 assinei a coreografia dos aparelhos aéreos no espetáculo Veracidade (dir. Cláudio Baltar) junto a Lavínia Bizzotto que assinou as coreografias de solo.

- 'Fui artista criadora de 'Vertigem' , espetáculo de dança aérea dirigido por Cláudio Baltar(2016-2018)

- Pelo mesmo Fomento Municipal, fui contemplada com a montagem de 'Mão-translação da casa pela paisagem', performance/intervenção urbana-circense , dirigida por Renato Linhares. Neste trabalho, além de ser intérprete criadora, sou também diretora de produção de suas circulações.

 

-Sou produtora e criadora do espetáculo solo infantil 'Onde eu guardo um sonho'. O espetáculo começou a girar em outubro de 2019, tendo sido interrompido com a pandemia. Contudo, através da Lei Aldir Blanc, produzi uma série de vídeos sobre o espetáculo, para ser assistido online.

Atualmente, dou aulas de potencia e expressão corporal online para adultos (CORPO CASA), além do projeto de circo e parkour para crianças de 3 a 7 anos.

Desde 2010, comecei a dar oficias focadas em criação em aparelhos aéreos, tendo já lecionado na Escuela de Circ Rogelio Rivel (Barcelona, Esp.), Festival Circo em Escena (Córdoba, Arg), Convenção Brasileira de circo, INAC Portugal, Intrepida Trupe e em diversos estúdios no Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Adelly, professora