DANÇA VERTICAL
Dança vertical é uma técnica de dança acrobática que se utiliza dos instrumentos do alpinismo, como boldrier, cordas, freios e etc. Da união dessas técnicas tão diversas, podemos realizar coreografias, sequências acrobáticas, saltos e outras formas de expressão corporal, na altura, em paralelo com a parede! Dessa forma, o participante que se inicia nesta prática trabalha, além da tonificação muscular, devido ao esforço físico de subidas, descidas e resistências, coordenação motora e flexibilidade. O mais legal desta prática é que, para além deste trabalho físico, o participante vivencia a atividade em altura, ao ar livre, podendo lidar com novos desafios de frente para os arcos da Lapa, no coração do Rio!
O curso é ministrado por Adelly Costantini e Claudio Baltar, abaixo você conhece um pouco mais da bio deles!
...........................................
CLAUDIO BALTAR é acrobata, capoeirista, ator profissional e diretor desde 1979. Durante a sua trajetória artística, fez diversos cursos e espetáculos, dentre os mais recentes: “Comparsas do Riso” – adaptação em peça e curta-metragem do livro homônimo de Bernardo de Mendonça (2021); Montou os efeitos especiais aéreos para o Evento GAME-XP nas arenas do Parque Olímpico na Barra; Espetáculo Vertigem (2016-2018); Espetáculo circense VERaCIDADE (2015).
Em 2013, atuou em SUSPEND'S com a Cia francesa 9.81, de Eric Lecomte, FIL/ RJ e participou do Festival de Inverno do SESC e itinerância pelas unidades do interior do estado como diretor do espetáculo Água de Beber – Histórias de Capoeira.
De 2017 a 2023, ministrou aulas de Dança Vertical na parede externa da Fundição Progresso.
ADELLY COSTANTINI é artista, diretora e produtora, com trabalho focado especialmente nas múltiplas linguagens do circo e seus diferentes públicos ou locações. Atualmente, é a preparadora, dublê e coreógrafa dos atores no núcleo de dança vertical na novela Cara e Coragem, Globo. Atualmente é coordenadora do curso de Dança Vertical no Espaço Tapias, localizado na Barra da Tijuca.
De seus espetáculos mais recentes ressalta: Onde guardo um sonho (infantil-circo), Mão (performance circense de intervenção urbana), Lua Gigante (infantil-circo). Atuou em Vertigem, espetáculo de dança aérea dirigido por Claudio Baltar e assinou a direção de movimento dos números aéreos do espetáculo Veracidade, do mesmo diretor. Com estes e seus trabalhos solos, participou de diversos festivais nacionais e internacionais.