top of page

Manguinhos das crianças

Manguinhos para crianças é um projeto urbano, de pintura de rua, com o foco nas crianças que habitam o território e transforma o cotidiano da cidade. Idealizada pela artista do corpo Adelly Costantini, que trabalha expressões artísticas para infância e coordena projetos de circo e parkour para os pequenos, a pintura irá trazer aventuras, desafios e aprendizados para os passantes mirins.

Sobre

Murais que convidam crianças

A arte urbana promove interações sociais e atribui personalidade aos territórios. Muitos são os painéis de pintura, pequenos ou grandes, que marcam nossa memória, viram referência de rua, ou mesmo paisagem para fotografias. Nesse sentido, as pinturas nos fazem olhar para a cidade de outras formas, enriquecendo a relação que o cidadão tem com ela. Quando realizamos uma intervenção urbana para as crianças, as consequências são ainda mais especiais. As crianças não são incluídas nos projetos dos grandes centros urbanos.

A forma de organização da cidade, de tempo, de violências e velocidades são por natureza nocivos às crianças, tanto de zonas privilegiadas, quanto de zonas mais carentes. A diferença entre uma e outra, é a intensidade do perigo para elas. Como construir uma cidade onde as crianças se sintam pertencentes? 

Manguinhos.jpg

O nome do trabalho homenageia o primeiro lugar que recebeu o projeto: O complexo do PAC, onde se situa a Biblioteca Parque de Manguinhos, é rodeado por um conjunto habitacional de 700 apartamentos, dos quais seus moradores são usuários diretos do espaço público que receberá o projeto. O entorno da Biblioteca Parque também é constituído por residências e comunidades. Naturalmente, o espaço escolhido já é uma referência para as crianças pois ali estacionam pequenos parques de diversão e é onde se situa a escola que muitos deles vão quando estiverem no ensino secundário (C.E. Compositor Luiz Carlos da Vila).

Disponibilizar, para eles, uma pista de desafios, jogos e brincadeiras será uma forma de presenteá-los com um cantinho só deles na cidade, no bairro. Não há, no Rio de Janeiro, um painel feito especialmente para crianças, com base em pesquisas e direcionamento de interesses. Este fato qualifica o ineditismo da proposta para a cidade, principalmente quando pensamos em criar um painel com base em movimentação corporal, calculando distâncias de saltos para os mais novinhos e também para os já entrando na adolescência. A vontade é que eles se apropriem e também experimentem seus corpos.

Este projeto é idealizado por Adelly Costantini, que também produziu e criou os percursos. Os artistas convidados foram Nicolau Mello e Ju Storino, ambos artistas plásticos que idealizaram imagens, temática e enquadramento para o espaço proposto.

O projeto aconteceu através do edital LPG Conexões Urbanas.

bottom of page